Untitled-1.jpg

Exames de tomografia computadorizada

tcmnadiula.jpg

Articulação Temporo Mandibular

A tomografia Computadorizada de Articulações Temporomandibulares (ATM) é um exame de diagnóstico por imagem das articulações que avalia o crânio e a mandíbula. A região é responsável pela mastigação.

tcarticulacoes.jpg

Articulações

Uma TC articular é um exame que nos permite estudar as articulações, ou seja, permite ao médico a possibilidade de realizar o diagnóstico de distintas patologias (doenças), assim como avaliar a resposta a eventuais tratamentos instituídos. O exame pode estar indicado em múltiplas patologias que afetam as articulações.

tcquadril.jpg

Bacia (Quadril)

A tomografia computadorizada (TC) do Quadril avalia os ossos, as articulações e os tecidos moles, como cartilagem, músculos e tendões dessa região. O objetivo é verificar a presença de tumores, infecções, ferimentos, anormalidades estruturais e anomalias congênitas

tcdrosal.jpg

Coluna Cervical

A tomografia computadorizada da coluna é um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de inúmeras patologias (doenças), nomeadamente hérnias discais (de disco), espondilose (artrose na coluna), estenose vertebral (aperto na coluna) espondilolistese (deslizamentos vertebrais), entre outras.

tc-coluna-cervical.jpg

Coluna Dorsal

A tomografia da coluna dorsal é um exame médico que combina o uso de contrastes com a realização de uma ressonância magnética para permitir que sejam obtidas imagens de alta qualidade da coluna dorsal do paciente.

tccoluncalombar.jpg

Coluna Lombar

A tomografia da coluna tem a finalidade de examinar ossos, articulações e tecidos moles da coluna lombar. Com o exame, é possível identificar a presença de tumores, ferimentos, infecções, hérnia e outras complicações.

tccranio.jpg

Crânio

A tomografia do crânio serve para auxiliar o médico no diagnóstico de lesões e tumores que possam afetar a região da cabeça e pescoço. Como citado no início deste artigo, um pedido para a realização desse exame não significa que o paciente tenha alguma doença grave no crânio.

tcmastoide.jpg

Mastoide

A tomografia computadorizada da mastóide é o melhor exame para avaliação das estruturas do ouvido interno.

tcorbitas.jpg

Órbitas

A tomografia computadorizada das órbitas é um exame de diagnóstico médico que nos permite avaliar esta região anatómica e desta forma diagnosticar diversas patologias (doenças).

tclaringe.jpg

Laringe

A tomografia computadorizada (TC) do Pescoço avalia Músculos, vasos, laringe, glândulas salivares, tireoide e linfonodos. Serve para a avaliação de nódulos, aumento de volume, estenose de laringe, abscessos, pesquisa de linfonodos e tumores nessa região.

tcmembros.jpg

Membros

A tomografia de membros superiores e inferiores é utilizada para lesões musculares, fraturas, tumores e infecções.

tcpelve.jpg

Pelve

Com a Tomografia Computadorizada de Pelve é possível avaliar diversas doenças que acometem os órgãos e estruturas da pelve, como endometriose, cistos e lesões nos ovários, além de tumores e metástases.

tcseios.jpg

Seios da Face

A tomografia computadorizada é um dos meios mais seguros de estudar os seios da face. A TC é a técnica de imagem mais confiável para determinar se os seios estão obstruídos. É a melhor modalidade de imagem para sinusite.

tcturna.jpg

Sela Turca

O exame de Tomografia Computadorizada de  Sela Túrcica é usado para identificar e avaliar, em detalhe, regiões do crânio. É possível identificar e avaliar tumores ou outras patologias.

tctorax.jpg

Tórax

A tomografia de tórax tem como objetivo avaliar alteração e diagnosticar causas de sintomas torácicos, como tosse, falta de ar, dor e febre. Detectar e avaliar a extensão de tumores do tórax ou avaliar se tumores de outras partes do corpo estão acometendo os pulmões.

tcangiocranio.jpg

Ângio do Crânio

A angiotomografia do crânio é um exame que combina técnicas de tomografia computadorizada e angiografia, permitindo estudo detalhado de veias e artérias cerebrais. O procedimento é não invasivo e ajuda no diagnóstico de doenças do sistema circulatório.

urotomografia.jpg

Urotomografia

A Urotomograifa é o exame de Tomografia Computadorizada de Vias Urinárias. Com ela é possível estudar as vias urinárias em busca de doenças e obstruções causadas, por exemplo, por cálculos (pedras) renais que estão sendo eliminados.

tcangioabdome.jpg

Ângio do Abdome e Pelve

A tomografia computadorizada do abdome total é um exame de diagnóstico por imagem fundamental para a avaliação de diversas doenças do fígado, vesícula biliar, pâncreas, rins, glândulas supra-renais entre outros órgãos.